Notícias de Botequim

Um blog com notícias de desabafo e descarrego, postagens trivias e patéticas, indignações e ironias...

segunda-feira, 31 de março de 2008

EPOPÉIA NO BUSÃO!

Data:Thu, 28 Feb 2008 03:59:46 -0300 (ART)
De:"Nathália"
Assunto:Descaso na Linha 150, passageiros com caras de palhaços!
Para:santapaula@terra.com.br

Minha saga com este ônibus é antiga, sou passageira há quase 7 anos. Estudei na ETE durante 3 anos, fiz cursinho no antigo Objetivo na Rua Major Carlo Dell Prete, trabalhei na Faculdade de Engenharia Mauá e nos últimos dois anos faço faculdade em Santo André sendo esta, infelizmente, a minha única opção! E mostro todo este histórico para provar que uso há um bom tempo o mesmo.
O que é mais engraçado é que nestes anos todos só vi a situação dos carros que compõem a frota que fazem esta linha decaírem.
O estado e manutenção dos carros é uma piada, eu mesma já presenciei o Fiscal do período da tarde que fica na Praça Mauá usar de macetes para fazer o carro pegar/funcionar outra vez, e já que o citei, é bom lembrar que ele esquece a educação em casa quando vai ao trabalho, porque diversas vezes eu já o questionei sobre horário dos ônibus e nem abrir a boca para falar e muito menos olhar-me ele o fez!
Diferentemente dos motoristas que compõem a linha, (salvo exceções), são eles todos educados com os passageiros.
Educação e gentileza estas da qual não vejo motivo para ser, porque um motorista que trabalha com ferramenta de trabalho falha, deveria boicotar e com todo o meu apoio, suas tarefas, o que INFELIZMENTE não acontece da parte dos motoristas da linha 150!
Vou citar dois casos acontecidos comigo esta semana.
Segunda-feira dia 25 de fevereiro de 2008, saio da minha casa e chego ao ponto 17:20h., para esperar o ônibus que supostamente passaria às 17:30h., o que não aconteceu, vi um carro da Linha cortando caminho vindo como Especial exatamente ao mesmo tempo que o ônibus das 18:00h. chegava ao meu ponto. Este, já no primeiro ponto da Orfanato cheio, quando exatamente no primeiro ponto da Ibitirama o motorista não pára mais para nenhum passageiro entrar, somente descer. Por ser horário de pico, é bom ressaltar que várias pessoas, várias, foram prejudicadas, os que conseguiram entrar no ônibus muito que bem, os que não, ficaram exatamente esperando o tempo de 3 ônibus, e sabemos que a linha é longa, mais ou menos 1 hora e meia de espera. Eu sai da minha casa com 2h. de antecedência já com margem para imprevistos e cheguei na minha faculdade 19:40h., justamente por causa do caos que está a linha 150! Nesta viagem foram quase o dobro do que julgo eu permitido porque está datado e informando no interior dos micros, a capacidade de passageiros sentados é 29 e em pé 20, vocês melhor do que eu devem saber disto, porém, como vocês também esqueceram esta linha, eu faço com prazer e vontade relembrá-los. Sei que vocês recebem um relatório diário de número de passageiros, e foi contabilizado neste dia 75 passageiros só nesta viagem de ida até São Caetano.
Agora eu pergunto à vocês, como fica a segurança dos mesmos e do funcionário de vocês que está ali responsável por 75 vidas?
Caso alguma fatalidade aconteça, seja ela contra terceiros ou com os próprios passageiros, quem arca é o motorista, funcionário da Viação Santa Paula e sabemos muito bem disto!
Eu gostaria que caso pareça demasiado dramática esta minha pergunta, que vocês façam um teste com o carro parado ai mesmo na garagem, coloquem 75 pessoas e guiem o carro de maneira segura, confortável, com visibilidade. Isto para mim, é exploração trabalhista, porque vocês cortam gastos pagando um funcionário para fazer duas funções, o beabá que é passado nos treinamentos e, se é que é passado, é de que o motorista não deve cobrar com o carro em movimento, e o que ele faz? Uma viagem com duração de 2h. só a ida ou só a volta?
Até as antigas "lotações" regularizadas pela Marta Suplicy (que são micro-ônibus) têm cobradores.
Continuando... Na terça-feira dia 26, eu liguei para Santa Paula e fui muito bem atendida pelo Jorge, contei o acontecido e ele prometeu-me mudanças, porém, no mesmo horário desta mesma terça-feira, eu cheguei ao meu ponto no horário de costume, 17:20h., e o mesmo aconteceu, o ônibus que eu pegaria às 17:30h. passou, mas, como Especial porque segundo boatos estava com problemas na catraca, o resto da história se repetiu como na segunda-feira.
Liguei na quarta-feira novamente diretamente no telefone deste funcionário, o Jorge, que novamente me atendeu muito bem, re-contei (porque era o mesmo caso do dia anterior) e li o e-mail que mandei para EMTU, e será reforçado com uma carta que eu faço questão de mandar e re-mandar até obter resposta satisfatória.
Obtive informações concretas, de que os micros que rodam na Linha 150 eram de turismo e não são carros destinados a fazerem este tipo de trabalho e itinerário com incessante uso, daí já posso obter uma resposta do porque tantos problemas mecânicos e porque tantos carros quebrando, acho que vocês não me confirmarão, porém, nem tentem negar!
Sei também que existe um quase monopólio da Santa Paula, Vipe, Tucuruvi, Safira enfim, que são do mesmo dono dentro de São Caetano e que carros novos, grandes e micros, foram comprados e nenhum deles chegaram até a Terra de Ninguém que é a Linha 150! Vocês a mantêem e não dão espaço à outra empresa que invista somente pelo monopólio, não?
Ouvi de funcionários, que é porque a linha não é lucrativa, por isso o descaso. Então, faço mais uma pergunta.
A Santa Paula, seu dono, os responsáveis, mantêem esta linha por caridade, assistencialismo, (aproveitando a moda marcante do governo Lula) para obterem abatimento no imposto de renda, é isto?!
Porque houve aumento de 0,10 centavos na passagem e, já que a linha é mantida por caridade não deveria subir o valor.
Quero assegura-lhes de que a minha reivindicação não termina por aqui, farei o máximo para divulgar o descaso que acontece todos os dias e não somente comigo nesta linha! Aguardo ansiosa uma resposta deste e-mail e também uma outra mais palpável, que se refere à melhoria geral na linha!

Afinal, fiz questão de ler a Legislação do Transporte Metropolitano e a Santa Paula não cumpre inteiramente uma das leis e seus incisos vide, Lei Nº 10.294, de 20 de abril de 1999:


CAPÍTULO II
Dos Direitos dos Usuários
Seção I Dos Direitos Básicos
Artigo 3º - São direitos básicos do usuário:
I - a informação;
II - a qualidade na prestação do serviço;

A qualidade na prestação do serviço acredito ter sido comentada até agora.
O número de telefone da Santa Paula mudou e nada foi alterado dentro dos carros, além de não informar algum endereço eletrônico.
As informações do Bom Escolar deveriam ser mais claras e objetivas se tratando da revalidação, mas, esta será uma crítica feita à EMTU que trata deste assunto, porém isto deveria partir dos administradores de TODAS as garagens que fazem parte do sistema Intermunicipal!

Discrente com absurdos como este.
Sinceramente,


Nathália.

Re-mandei essa merda de e-mail ontem de madrugada.
Semana retrasada o caralho da carroça do micro-ônibus veio tão cheio que na porta eu fiquei, quando esvaziou, tirei uma folha, peguei uma caneta, escrevi uma carta dentro do ônibus com meu nome completo e telefone, dobrei o papel e complementei: VALE R$2,40, não paguei a passagem e entreguei a carta no lugar!

E VIVA O MOVIMENTO PASSE LIVRE, À REVOLTA DA CATRACA!!!
TRANSPORTE PÚBLICO NA FAIXA GALERA, É DISSO QUE PRECISAMOS!

2 Comentários:

Blogger guilhermeeee disse...

boaaaaa dercy!
o pior é que não parece ter jeito né?
ou a galera faz tipo um che guevara lifestyle, ou então num dá nada.
SE eles responderem o e-mail, lança aí mano =DD

e já diria a música

''boi, boi, boi
boi da cara preta
se não tem passe livre
agente pula a roleta''

3 de abril de 2008 às 12:49  
Blogger Tabata Rodrigues disse...

sensacionalllll concordo plenamente com vcccc

viva ao passe livre \o/

haha

bjkas Nahhhh

11 de maio de 2008 às 15:58  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial